Utilizamos cookies propias y de terceros para mostrarle publicidad relacionada con sus preferencias según su navegación. Si continua navegando consideramos que acepta el uso de cookies. Más información.



¿Marcar este lugar como inadecuado?


Castelo de Sao Jorge

Considerado o monumento mais emblemático da cidade de Lisboa, o Castelo de S. Jorge é um testemunho relevante de momentos ímpares da história de Lisboa e de Portugal.

Em 16 de Junho de 1910, meses antes da implantação da República, D. Manuel II, último Rei de Portugal, manda publicar o decreto de classificação do património nacional com estatuto de Monumento Nacional, em cuja lista se incluía o Castelo de S. Jorge.

É o culminar de um processo de enquadramento legal para a conservação do património monumental que se iniciara no século XVIII, no reinado de D. João V, com o famoso Alvará de 20 de Agosto de 1721 em que o Rei determinava que se inventariassem e conservassem “ os monumentos antigos que havia e se podia descobrir no Reino dos tempos em que nele dominaram os Fenícios, Gregos, Persas, Romanos, Godos e Arábios…”, marcando o início de uma outra maneira de encarar e interpretar os testemunhos materiais da História que permaneceram e sobreviveram, constituindo-se em valores de memória colectiva, símbolos da consciência de um passado feito de culturas diversas...




Añade un comentario

Para escribir un comentario debes acceder con tu cuenta de usuario.